Mesas do Afeto

Mesa de Domingo

Ultimamente tenho recebido um numero certo de pessoas para almoçar aqui em casa: 6 pessoas. Quando isso acontece é ótimo pois posso testar toda a criatividade para colocar pratos, talheres e guardanapos de forma harmonica, já que não tenho conjunto completo de louças. Então acho que aos domingos (quando a família vem almoçar aqui) consigo exercitar essas possibilidades.

Um bom exemplo aconteceu recentemente quando usei uma toalha listrada e mesclei com flores, madeira e guardanapos em dois tons. Ousada? Pode até ser, mas foi um charme.

A toalha de mesa eu comprei no comércio há uns três anos. Comprei o tecido (que, em tese, não serve para toalha de mesa) meio strech (poise, ele tem elastano haha) e contra a opnião de todas as vendedoras que foram enfaticas em dizer que esse tecido “não serviria” para fazer toalha, ou “que ficaria estranho”. Como sou bem do contra a e acho que na nossa casa, quem diz o que fica legal é a gente mesmo, arrisquei sem piedade.

O tecido comprei na Renata Modas, que fica na Padre Eutíquio com a Tamandaré. Ele tem 2,00cm x 1,40cm e serviu direitinho a minha mesa. Aqui do lado de casa tem uma costuteira, e pedi para ela fazer só a beirada e pronto.

 

Como repito sempre lá no Instagram, não tenho conjunto completo de pratos. No máximo quatro de cada cor. Então quando vem ais de 4 pessoas para almoço sempre faço composições. Neste caso foi assim: usei quatro brancos e dois pretos. Apesar de serem de cores diferentes, notem que eles “conversam” entre si, até porque os souplats são amadeirados.

ah, e até aqui foi um desafio: os souplats não são os mesmos. Tenho 4 iguais, imitando madeira, que comprei na Le Biscuit por 19 reais cada um e outros dois de Rattan  que comprei no Supermercado Formosa por 49 cada. Caro né? Também achei, mas me confundi na etiqueta e quando vi, ja tinha passado o valor. Fila enorme, até cancelar toda a compra..enfim, desisti e fiquei com o sousplat de rattan. Vida real, né?

Ouro charme na mesa foram as flores. Já fiz aqui um post sobre isso, de o quanto as flores dão um charme na mesa, mesmo que não estejam em um vaso lindo ou num arranjo moderno. Elas, por si, já dão um up. Como já havia o sousplat amadeirado, não heistei em colocar a flores numa tábua de madeira (lá da Empório Bovino – Conselheiro com Dr. Moraes). Olha como ficou legal!

 

Para completar, nada mais carinhoso do que marcadores de lugar. Mesmo que não coloque o nome dos convidados, porque aqui cada um senta onde bem quiser, é um carinho explicito quando você chega para sentar em uma mesa e há alguma coisa escrita. Eu particularmente adoro, sou super adepta disso. Em algumas tags eu coloquei o menu do dia e em outras apenas “bom domingo’ ou “bom almoço”.

Para fazer a tag não teve segredo: papel cartão preto (sempre tenho por aqui por casa pois são muito coringa), cortei num formato retangular, depois usei o furador. Para escrever, caneta giz líquida,  e dei sorte que tinha um pedaço de fio amarelo, fininho que combinou super bem na mesa, já que as flores e alguns guardanapos eram amarelos.

Adorei o resultado! Pra finalizar ainda usei talheres de bambu e um guardanapo de papel da coleção telúrica da Tok Stok (15 reais) que tinha desenho de flores. Um charme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *