
OSGEMEOS: SEGREDOS.
Depois de longos meses fechada, a Pinacoteca vai retomar suas atividades com toda força.

Referência da street art no país e no mundo, a dupla expõe obras inéditas e clássicas em sete galerias do museu. OSGEMEOS, como se apresentam Gustavo e Otávio Pandolfo, são uma dupla de gêmeos idênticos e artistas de rua, que nasceram e cresceram no bairro Cambucí, onde o ateliê funciona. O maior objetivo da dupla, além de colorir as cidades, também é fazer uma arte acessível para o público.
A curadoria é do alemão Jochen Voltz, a mostra OSGEMEOS: Segredos. Ela estava prevista para abrir em março e foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, está ocupando sete galerias do primeiro andar da Pina, a área do octógono, um dos pátios do edifício e outros espaços internos e externos.
Os visitantes podem ver pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, fotografias, desenhos e cadernos de anotações – esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento.
Para mostrar que a arte d’OSGEMEOS ocupou toda a Pinacoteca, o tradicional letreiro com o nome da instituição – criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos anos 90 – é temporariamente substituído por uma placa luminosa vermelha, com tipografia no estilo bomb:

A exposição é uma grande imersão no universo dos artistas, e ao longo dela podemos entrar em várias salas onde é possível percorrer a trajetória da dupla. A idéia era criar um espaço lúdico, porém ainda em contato com a nossa realidade. Trouxe um pequeno vídeo para vocês terem um gostinho desse universo que OSGEMEOS criaram lá na Pina:

